Olá, meu nome é Mayco e essas são as impressões que eu tive do Paraguay durante o período de intercâmbio que fiz lá. Morei 6 meses na capital, mas a cultura do Paraguay faz parte da minha vida desde pequeno, pois moro na fronteira seca entre Brasil e Paraguay.
1 – A paixão deles pelo futebol é quase tão grande quanto a nossa. Quando descobrem que você é brasileiro, perguntam pra qual time você torce no Brasil e no Paraguay.
2- Existem 2 principais times de futebol, o Olímpia e o Cerro Porteño. Não torcer pra nenhum deles é quase como não torcer pra time nenhum.
3- O clima em Assunción é muito quente. Faz 40 graus fácil.
4- A corrupção é muito mais descarada e intensa que no Brasil.
5- A cultura Brasileira está muito presente no país, você ouve música sertaneja por toda parte.
6- Eles comem pastel no meio do pão. Logo que eu cheguei essa foi a coisa mais estranha que eu vi na vida.
7-Eles não gostam dos argentinos tanto quanto agente.
8- Chamar uma garota para dançar, mesmo que vocês já se conheçam a um tempo, é algo que não se costuma fazer, e ela vai rejeitar com certeza, a não ser que ela seja sua namorada.
9- Mas ao mesmo tempo, casais dançando lembram bailes funk.
10- Em toda refeição você vai comer macarrão ou carne empanada, e pão ou mandioca como acompanhamento.
11- A cidade recebe muitas bandas legais internacionais, e o preço dos shows é muito barato.
12- A garrafa térmica e a guampa de tereré são acessórios indispensáveis. Apesar de a bebida ser tomada em uma roda de amigos muitas vezes, praticamente cada pessoa tem uma que carrega consigo por onde for.
13- Existem balneários no Paraguay que são verdadeiros tesouros da arqueologia. Você consegue ver fósseis de seres pequenos a olho nu.
14- O transporte público é uma loucura. Os ônibus são velhos, não tem cobrador (tal tarefa é exercida pelo motorista). Em muitos deles, o motorista dirige sentado em uma daquelas cadeiras de fio, que agente coloca na varanda.
15- Se você for o único a descer ou a subir no ônibus, e for jovem, o motorista não para, ele reduz a velocidade e você tem que pular com o veículo ainda em movimento.
16- é preciso muita atenção ao esperar um ônibus, pois pelo mesmo lugar podem passar dezenas de outros ônibus com destinos diferentes.
16- Os ônibus costuram o trânsito assim como as motos no Brasil. E se não der pra ultrapassar, o motorista buzina até quem estiver na frente sair. Isso dá medo.
17- Aqui refrigerantes podem ser comprados em garrafas grandes e se paga muito pouco por eles. Um litro de Coca-Cola em embalagem retornável custa em torno de G$5.000 (cinco mil guaranies) o que equivale a aproximadamente 2 reais. E têm embalagens retornáveis de todos os tamanhos, a menor (250 ml se não me engano) custa G$1.000 (entre 40 e 50 centavos de real).
18- Lá tem Fanta sabor guaraná. E não é coisa pirateada.
19- professores levam o tereré pra tomarem na sala de aula. Alunos também podem.
20 – Aos domingos, a única coisa que se tem pra fazer é ir ao shopping, e os cinemas não são bons.
21- O povo paraguayo é um povo muito religioso, católico. Mas é uma fé legítima, diferente das que vemos por aqui.
22- Qualquer coisa do Mc Donalds custa quase metade do que aqui.
23- Existem ervas que eles colocam na água do tereré e que servem para ajudar na cura ou prevenção de varias doenças. Antes de aceitar um tereré de alguém é bom perguntar se tem alguma erva nele e pra que ela serve.
24- O Paraguay é um país pobre e muitas profissões não são nem um pouco valorizadas.
25- Os paraguayos são tímidos, mas depois que eles e conhecem eles adoram conversar contigo.
26- A telefonia do paraguay é horrível, mas bem barata.
27- Você pode ir de qualquer lugar de assunción a qualquer lugar de assunción pegando no máximo 2 ônibus, pagando o equivalente a aproximadamente 1 real em cada passagem.
28- O custo de vida é barato, então mesmo não ganhando muito é possível viver bem.
29- Lá o dia do amigo é comemorado, e foi coincidentemente neste dia que cheguei. Aqui no Brasil é só uma hashtag, mas lá os amigos se reúnem e todos comemoram de alguma maneira. Cheguei e fui logo convidado pra um churrasco na casa do filho de um professor.
30- O centro de assunção é repleto de prédios antigos, isso deixa um gosto de viver em alguns séculos atrás, adorei isso.
31- Quase não chove, mas quando chove é temporal. As casas não são feitas para aguentar os mais fortes.
32- As novelas que passam lá são muito tristes.
33- Existe uma feira lá chamada Mercado 4. É muito grande, e você encontra de tudo lá, e paga um preço camarada por qualquer coisa. Fui conhecer ela depois que assisti um filme gravado lá.
34- A violência lá é grande, talvez como as das cidades grandes daqui (não sei dizer exatamente porque sou de interior). A diferença é que os assaltantes de lá são menos exigentes. Se você for assaltado e tiver uma moeda só já basta pra eles.
35- As pessoas são solidárias e você não vai ter problemas pra pedir informação na rua. Mas é preciso ter cuidado para quem você pede essas informações. Fui enganado por um garoto no shopping uma vez.
36- O país tem duas línguas oficiais, e uma pessoa com menos de 40 não fala só o espanhol ou só o guarani. Elas se misturam nas frases e fica difícil entender nas maiorias das vezes. Ou seja: se souber falar só o espanhol, aprenda o guarani ou peça para falarem só em espanhol contigo.
37- Essa questão de duas línguas é interessante, e me disseram que se você quiser se declarar para alguém é melhor usar o guarani, pois existem 5 níveis de “muito”, então dizer “eu te amo muito” no maior nível arranca suspiros.
38- É difícil ver alguém bem vestido, com roupas de marca e coisas assim.
39- Não sei explicar direito o porquê, mas muitas vezes tive a sensação de ter voltado uns 20 anos no tempo, enquanto andava pelas ruas.
40- É totalmente proibido tomar bebida alcoólica na rua, como fazemos no Brasil.
41- Como é um país extremamente religioso, quando uma pessoa morre em um acidente de trânsito ou na rua, é comum as famílias colocarem uma cruz ali com nome e /ou foto do falecido.
42- Como a moeda de lá não é muito valorizada, o Dólar americano é muito popular por lá, principalmente quando se compra algo “caro”.
43- Saúde e educação não são de graça por lá. Tanto é que na fronteira entre Brasil e Paraguay, os paraguayos se consultam no Brasil, e os brasileiros no Paraguay porque acham que por ser pago, o serviço é melhor.
E por último, se você for ao Paraguay em um futuro próximo, assista ao filme 7 cajas (7 caixas, em tradução livre), foi lançado ano passado mas ainda está em cartaz em muitos cinemas. Um filme muito bom.
Isso está longe de ser uma crítica, Porque yo amo Paraguay. Mas se você não tiver planos de ir ao Paraguay em um futuro próximo, eu encontrei o filme completo no youtube:
Via: sedentario