Caçando...
quarta-feira, 5 de junho de 2013

Você já jogou Sim City?


Imagine viver em uma cidade que você mesmo projetou, colocando todos os edifícios onde você deseja e todas as ruas arrumadas da melhor forma. Além disso, você será o prefeito local, podendo decidir onde prédios comerciais, shoppings, museus e tudo mais ficaram localizados. Em SimCity você pode fazer isso e muito mais!
SimCity é um marco no mundo dos games. Se fosse de verdade, a “cidade simulada” teria 30 milhões de habitantes, ou de prefeitos, já que este é o número de cópias vendidas da franquia desde 1989. O primeiro game chegou ao mercado naquele ano e, desde então, cada título traz uma vasta gama de inovações.
A série acompanha a própria evolução dos jogos eletrônicos, mas nunca perde a atmosfera de criação, a sensação – sempre presente – de “ser Deus”. O maior diferencial de SimCity é o objetivo: construa e faça prosperar sua cidade, oferecendo aos habitantes todas as condições para uma vida digna.
Evolução gráfica de 'SimCity' ao longo da história. Da esquerda para a direita, 'SimCity', 'SimCity 2000', 'SimCity 3000', 'SimCity 4' e 'SimCity 2013'
O SimCity original foi lançado em 1989, mas a sua história começa quatro anos antes. Em 1985, o então desconhecido Will Wright lançou o jogo chamado “Raid On Bungeling Bay” para as plataformas Commodore 64 e NES. O objetivo deste consistia em controlar um helicóptero carregado de mísseis e metralhadoras e destruir arquipélagos onde baterias anti-aéreas se defendiam, tentando derrubá-lo. Durante o longo período de desenvolvimento do jogo, Will teve que criar diversos e variados mapas num editor de terrenos. Logo ele percebeu que se sentia muito mais à vontade construindo cidades do que destruindo-as. Foi então que lhe veio uma ideia: “Por que não criar um jogo onde se pode construir e gerir uma cidade sem ter que destruí-la?”
Pontapé inicial da franquia, SimCity chegou ao mercado em 1985, ainda com o nome de “Micropolis”, mas teve o lançamento adiado em quatro anos. O motivo: Wright não conseguiu convencer os donos do estúdio que trabalhava sobre o sucesso do jogo. Então, Will Wright conheceu Jeff Braun, dono da Maxis, que investiu no desenvolvimento e publicou o jogo pelo então pequeno estúdio em 1989. O sucesso da fórmula garantiu versões para Super Nintendo dois anos depois, e recentemente, em 2007, os nostálgicos puderam aproveitar um port para iPhone, iPad e iPod.
O sucesso de SimCity foi estrondoso e os desenvolvedores da Maxis viram o quão grande poderia ser a empresa se continuassem com o gênero de simulação. Então foram criados outros jogos como SimAnt (em que você tem que controlar uma colônia de formigas), SimFarm, SimEarth, SimTower, entre outros. Todos fizeram um bom sucesso, mas não tanto quanto SimCity fizera. Não havia outra alternativa. Tiveram que fazer outro SimCity.
Assim, SimCity 2000 foi lançado em 1994 para computador. Entre as novidades da edição estavam o editor terreno, que permitia aos usuários criar montanhas e vales, além de recursos adicionais, que davam aos jogadores a possibilidade de incluir em suas cidades barragens para hidrelétricas.
Com gráficos mais convincentes, SimCity 2000 oferece uma maquete mais detalhada, realçada pela visão isométrica (diferente da visão superior do antecessor). Novas construções, como escolas, prisões e museus davam mais diversidade às cidades, que agora também poderiam contar com robustos sistemas de metrô. Sucesso certeiro, o game foi lançado em diversas plataformas nos anos seguintes, com destaque para o Super Nintendo, Sega Saturn e PlayStation, tendo recebido vários prêmios como o de “melhor jogo de estratégia do ano”.


O game é extremamente realista, por isso você não terá moleza para conseguir deixar a sua cidade avançada. Além dos gastos com infra-estrutura, como construção de prédios, pontes, estradas e esgoto, existe o problema da manutenção, pois se a sua cidade no SimCity 2000 não for bem cuidada ficará com os preços baixos e a falta de revisão dos prédios pode gerar problemas sérios para os moradores e para você que é o prefeito.
O sucesso trouxe inúmeras sequências, títulos paralelos (spin offs), inspirações para outros games e até concorrentes, como City Life e Cities XL, do extinto estúdio MonteCristo.
Seu sucessor, SimCity 3000, foi lançado em 1998. Foi justamente nessa época que o jogo chegou a ser comparado com Pac-Man e a Tetris em termos de popularidade e importância para o mercado de games. Ele trouxe importantes evoluções gráficas e interface intuitiva. O novo game permitia ainda que os jogadores usassem a ferramenta zoom para enxergar pedestres e automóveis, uma das características que deram vida às cidades virtuais.
Vieram ainda SimCity 64 (Nintendo 64 – 2000), SimCity 4 (PC – 2003), SimCity Societies (PC – 2007), SimCity Creator (Nintendo Wii / Nintendo DS – 2008) e até mesmo SimCity Social (Facebook – 2012), a versão do game nas redes sociais.
Há pouco tempo, no primeiro trimestre de 2013, a Maxis e a Electronic Arts lançaram  SimCity (que por ser um “reboot” da série, não é chamado de “SimCity 5″).  O novo game foi desenvolvido com base em uma engine gráfica chamada GlassBox, que além de melhorar a experiência do jogador tornou o título mais realista e bonito. Deixando o 3D rústico de lado e as cidades em 2D isométrico, o novo SimCity é moderno e totalmente em 3D, com modelagem de prédios, ruas e ambientes estilizados, que compõem um cenário bonito e agradável ao jogador.
SimCity deu bons frutos. Foi graças à aceitação do título, que Wright lançou The Sims, um game onde o jogador gerenciava mais do que recursos como energia elétrica ou esgoto: ele gerenciava vidas. O sucesso foi absoluto e não demorou para que a série, atualmente com dezenas de atualizações, se transformasse em uma das franquias mais vendidas da história, com mais de 150 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.
Enfim, foi SimCity 2000 que popularizou toda a série Sim da Maxis. Se você se acha nerd e nunca jogou SimCity, você é um poser! Nerd que é nerd joga SimCity e batiza a cidade com seu nome, ou você não conhece Sheldonopólis?
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